10 DE JUNHO – DIA DA ARMA DE ARTILHARIA

O Exército Brasileiro comemora no dia 10 de junho o dia da Arma de Artilharia. Este é o principal apoio de fogo das forças terrestres do Exército, que podem ser dotadas de canhões, foguetes ou mísseis.

Sua missão é apoiar a arma-base pelo fogo, destruindo ou neutralizando os alvos que possam ameaçar o êxito da operação. Igualmente é uma seção que demanda muito estudo, pesquisa e planejamento para que suas armas possam ser mais eficientes e assim cumprir o objetivo estabelecido.

No combate moderno, rapidez, precisão e letalidade são características que tornam a Artilharia uma arma fundamental para uma Força Terrestre potente.

A data faz alusão ao aniversário do seu patrono, o Marechal Emílio Luis Mallet, o barão de Itapevi, que apesar de ser natural da França, emigrou para o Brasil aos 17 anos, assentou praça como 1º cadete, privilégio de brasileiros, na Brigada de Artilharia a Cavalo da Corte. Com esse ato, adquiriu a nacionalidade brasileira, confirmando-a após jurar a Constituição do Império.

A construção de um fosso profundo para a proteção de suas peças tornou-se um marco de seu preparo para a guerra, feito que eternizou a célebre frase na história militar brasileira: “Eles que venham! Por aqui não passam!”. Sua abnegação, seu destemor e sua perspicácia transformaram-se, ao longo dos vários conflitos de que participou, em um paradigma para todos aqueles que escolheram servir à Pátria na Arma de Artilharia.

A AORE-PB deseja a todos os artilheiros os sinceros parabéns pelo seu dia.

Pátria, Brasil!

#aore #aorepb #exercito #exercitobrasileiro #bracofortemaoamiga #paraiba #brasil #cnor #eb